MANUTENÇÃO PISCINAS DE COMPOSITE

Depois de ter a sua piscina de composite em casa montada e pronta a usar, tem de saber quais os passos ou procedimentos que deve realizar para manter a piscina em perfeitas condições durante a época balnear e também durante o inverno. Veremos cada um deles com mais detalhes a seguir.
Como já referimos em artigos anteriores, a estrutura deste tipo de piscina não requer qualquer manutenção extra, pois é um material muito resistente, pelo que a atenção em termos de manutenção da piscina está focada na água e também na o resto dos componentes incluídos no kit.
Vamos começar primeiro com a manutenção que deve realizar na água da sua piscina de composite para que seja muito mais fácil para se orientar.
Limpieza da água da piscina
Depois de começar a usar a água da sua piscina, é necessário passar diariamente o filtro incluído no kit para limpá-la de impurezas.
As partículas mais pequenas que o próprio filtro não consegue remover ficam no fundo da água, por isso é necessário que, dependendo da sujidade no fundo, passe um aspirador adequado de vez em quando.
Existem diferentes formatos de aspiradores, incluindo aspiradores manuais de piscina, aspiradores automáticos, robots ou aspiradores a bateria.
A escolha de um ou outro pode depender do tamanho e volume da piscina, bem como do sistema de filtragem que possui. Para piscinas maiores, é muito mais prático e confortável usar um aspirador automático de piscinas ou um robot.

Manutenção da água da piscina de composite

Por outro lado, deve-se manter a água da piscina tratada com produtos químicos. Vamos começar por indicar o que deve ter em consideração ao escolher um produto ou outro.
Ao comprar uma piscina de composite, como regra geral, verá que a parte interior da mesma é feita de forro de PVC, portanto, o produto que deve usar para ter a água da sua piscina completamente limpa é indicado especificamente para piscinas com forro.
À semelhança de outros tipos de piscinas que têm uma estrutura diferente mas também têm um revestimento interior, os produtos químicos mais indicados são aqueles que têm várias ações numa só.
Desta forma pode ter praticamente tudo o que a água da sua piscina necessita num único formato, ou seja, cloro ou desinfetante, também antialgas, floculante e pode ainda incluir um regulador de pH.
Existem diferentes formatos de produtos químicos que podem ser líquidos, granulados, em pastilhas… Cada um deles é especificado no rótulo do frasco como deve ser colocado na água da piscina.
Pode ser diluído previamente no caso do formato líquido ou granulado, embora o que os usuários mais compram seja o que vem em formato de pastilha. Nesse caso, os comprimidos indicados pelo fabricante de acordo com o volume de água, serão colocados num doseador que flutua na água, libertando o produto de forma contínua e progressiva.
Além dos produtos químicos que a água da piscina precisa ter constantemente, a cada poucos dias, aproximadamente uma vez por semana, é preciso verificar os níveis correspondentes de cloro e pH para ver se estão dentro dos níveis médios.
Pode fazê-lo graças a um kit de cloro e pH que, de uma forma muito simples, pode verificar como está a água da sua piscina. Caso seja necessário aumentar ou diminuir o pH da água, também existem produtos específicos para isso.
De qualquer forma, se tiver algum tipo de dúvida sobre como tratar a água da piscina corretamente, pode entrar em contato com lojas especializadas que podem orientá-lo sobre quais são os produtos mais adequados e como devem ser usados.
Revisão e manutenção dos acessórios
Além de tratar e manter a água da piscina completamente limpa, é muito importante verificar o estado dos diferentes acessórios que a piscina possui, como as mangueiras ou o skimmer que fazem parte do sistema de filtração.
Da mesma forma, o filtro de areia da piscina é um dos componentes mais importantes e necessários para que a piscina esteja em perfeitas condições, por isso é altamente recomendável que o verifique com frequência para detetar qualquer possível falha na mesma. Sendo um elemento essencial para a piscina, é muito fácil encontrar peças de reposição para trocar as que precisar.
Manutenção da piscina durante o inverno
Quando chega a estação mais fria e como a piscina não vai ser usada, pode optar por mantê-la realizando os mesmos passos que acabamos de indicar que são os que são feitos durante o verão, além de colocar uma cobertura de inverno para proteger ainda mais a água e parte da estrutura da piscina.
Embora se na zona onde vive a temperatura da água descer abaixo dos 15º C, pode realizar um processo chamado invernação ou hibernação. Para isso precisa de um produto específico para isso, conseguindo assim que não seja necessário colocar pastilhas com frequência, mas sim que a água seja mantida em repouso por praticamente toda a temporada.
Quando vai começar a usar a água da piscina novamente, deve adicionar um produto para recuperar a água e depois começar novamente com pastilhas de cloro ou várias ações.

Como pode ver, a manutenção deste tipo de piscina é a mesma das restantes piscinas cuja estrutura é feita de outro material.
Em suma, podemos resumir que as piscinas de composite são perfeitas para ter em qualquer tipo de terreno ou jardim porque são modelos muito resistentes e duráveis ao longo do tempo e com manutenção que não é complicada em termos de água, pois a sua estrutura é um dos mais forte devido ao material de que é feita, a composite.