INSTALAÇÃO DAS PISCINAS DE COMPOSITE SEMIENTERRADAS

Instalação das  piscinas Composite semienterradas

Se já decidiu comprar uma fantástica piscina de composite, tem de ver a opção que melhor se adapta a si para montá-la em sua casa. Porque dependendo de como deseja instalá-la, tem alguns pré-requisitos para realizar. Também deve ter em consideração as instruções do fabricante onde especificará o passo a passo para montá-la.

Hoje vamos concentrar-nos em piscinas de composite Gre. Dentro das opções que este fabricante permite em termos de instalação, as piscinas de composite podem ser colocadas à superfície, podem ser colocadas completamente enterradas e também podem ser semi-enterradas.

Neste artigo vamos focar no último caso, ou seja, se decidir semi-enterrar a piscina.

Agora vamos dar um pouco mais de detalhes sobre o procedimento, embora este processo também seja útil se decidir enterrar completamente a piscina. Vamos dar-lhe um breve resumo de quais são os passos que deve realizar para semi-enterrar a sua piscina de composite.

Mas antes de continuar, vamos parar neste ponto porque temos que distinguir o formato da piscina de composite que escolheu.

Temos por um lado as que são ovais (retangulares com cantos chanfrados), por outro lado as redondas, as quadradas e, por último, as piscinas de composite retangulares. E por outro lado também temos que distinguir entre os diferentes sistemas de fixação ao solo.

Por exemplo, as piscinas redondas não possuem nenhum tipo de apoio ao solo enquanto as piscinas retangulares e quadradas possuem cunhas metálicas que são aparafusadas ao solo. No caso das piscinas ovais, são fixadas ao solo com vigas que devem ser enterradas em dois formatos, Sistema Ómega ou IPE System.

Tendo claro qual é o sistema de fixação ao solo de cada forma de piscina de composite, de uma forma ou de outra proceder-se-á a semi-enterrá-la.

O fabricante deste tipo de piscinas indica que não é necessário construir um muro ao redor da mesma para a semi-enterrar, mas é necessário construir um poço de descompressão e um dreno, além de proteger a estrutura da parede da piscina com um rolo alveolar.

Primeiros passos para semi-enterrar uma piscina de composite

Quando se quer enterrar parcialmente uma piscina, isso implica que tenha que realizar uma escavação. É muito importante que tenha isso em consideração, pois o trabalho não é algo simples e exige que seja perfeito para que a piscina seja montada corretamente. Recomendamos que este processo seja realizado por uma empresa especializada para não ter problemas posteriormente.

Além do sistema de fixação de acordo com a forma da piscina que tenha escolhido, também deve ter em consideração o tamanho, pois em cada um dos modelos o espaço necessário será diferente. Pode verificar isso no manual do fabricante ou nas especificações do produto, que estão perfeitamente detalhadas.

Portanto, o primeiro passo a realizar a escavação do tamanho necessário indicado pelo fabricante.

Uma vez este processo esteja feito, o seguinte passo é verificar o sistema de fixação da piscina de composite que escolheu e seguir as instruções cuidadosamente para que tudo seja um êxito. Embora não seja um requisito obrigatório para os modelos de piscina redonda ou sistema ómega fazer uma base de betão antes de instalá-la, é altamente recomendável que seja feito, pois estes modelos são pesados ​​e é muito importante que o solo onde a piscina está instalada seja completamente resistente e firme.

Feito este processo, o próximo será começar a montar toda a estrutura, que será um pouco mais simples que as piscinas de madeira, pois não possui ripas, mas as paredes são feitas de painéis.

Próximos passos para terminar de semi-enterrar uma piscina de composite

Como lhe mencionamos anteriormente, ao usar painéis de composite em vez de tábuas, a sua montagem em termos de estrutura é um pouco mais rápida e fácil, mas tem outros complementos incluídos no kit que também precisam ser montados.

Estes acessórios incluídos são o liner, o sistema de filtração completo que inclui mangueiras, skimmer, válvula de retorno, filtro e areia para o filtro, e as escadas, que estes modelos possuem 2, uma de composite que é fixada na parte externa e outra feita de aço inoxidável que vai na parte interior.

Mas não se preocupe, pois seguindo os passos indicados nos manuais dos diferentes modelos, a montagem será feita em pouco tempo. E uma vez que terminar de o fazer, será o momento perfeito para começar a desfrutar de um bom mergulho.

O que tem que fazer para manter a água da piscina

E quando estiver totalmente instalada, o próximo processo é cuidar e manter a água da piscina em perfeitas condições. Vamos resumir brevemente os passos que deve seguir para o conseguir.

A primeira coisa é tratar a água com um produto químico adequado para piscinas de liner. Estes produtos químicos são vendidos em diferentes formatos, como líquidos, granulados ou pastilhas.

Em cada uma das embalagens aparecem as instruções do fabricante onde especifica como deve ser colocado na água. O mais comum é usar os formatos em pastilha, pois coloca-os num doseador flutuante e é renovado a cada poucos dias.

Aproximadamente uma vez por semana deverá verificar o pH e os níveis de cloro da água caso seja necessário aumentar ou diminuir algum dos valores. Para isso existem alguns kits que com alguns pequenos passos pode saber em que estado está a água.

Caso precise aumentar ou diminuir o pH ou o cloro, existem produtos específicos para isso.

Além do anterior, também é necessário que durante o período que não esteja a utilizar a piscina, coloque uma cobertura que irá ajudar a proteger das possíveis quedas de folhas ou de insetos além de que o ajudará a poupar em produto químico e na limpeza da água.

E, finalmente, deve usar um aspirador de piscina para remover as partículas que permaneceram no fundo e que o filtro não conseguiu absorver ao conectá-lo para limpar a água. Pode selecionar entre os diferentes formatos de aspiradores que existem no mercado.

Irá encontrar diferentes opções igualmente válidas, mas cuidado, deve sempre observar o tipo de filtro que a piscina possui para os aspiradores que precisam ser conectados à tomada de sucção do skimmer, pois deve selecionar o aspirador de piscina adequado para a sua potência. Em caso de dúvidas nesta secção, recomendamos que entre em contacto com uma loja especializada que saberá qual seria a mais adequada.

Estes são os processos básicos de manutenção da água da piscina que, como já deve ter visto, são exatamente os mesmos de outras piscinas do mercado, como piscinas desmontáveis de aço, piscinas de madeira ou piscinas de obra, entre outras.

Esperamos que com este artigo possamos esclarecer quais são as etapas que deve seguir para semi-enterrar uma piscina de composite.