INSTALAÇÃO DAS PISCINAS COMPOSITE

Instalação das piscinas de composite

Se é um dos sortudos que decidiu comprar uma piscina de composite, deve ter em consideração como ela deve ser instalada. Esta etapa é muito importante, pois os modelos de composite existentes possuem diferentes formas de montagem que dependerão de qual dos modelos escolheu.

Vamos tentar esclarecer de forma simples neste artigo quais são essas opções de como este tipo de piscina deve ser instalado dependendo do modelo. Para isso vamos focar-nos nas piscinas de composite Gre, que atualmente é o fabricante líder do mercado nesta gama que está em alta nos últimos tempos e com várias medidas alternativas.

Formas de instalação das piscinas de composite

O material com o qual é feita a estrutura deste tipo de piscina, embora já tenhamos comentado em outro artigo, vamos indicá-lo novamente aqui, é muito resistente devido à sua composição. Isso possibilita que sejam modelos que estão entre os preferidos dos consumidores. Para além das suas linhas e design elegantes, estas piscinas dispõem de um sistema de instalação que as torna ainda mais resistentes.

Dentro das opções em termos de formas de piscinas de composite gre, encontrará modelos quadrados, retangulares, octogonais e ovais. Também dependendo do tamanho da piscina escolhida, o sistema de instalação irá variar.

Agora vamos ver as diferentes opções de instalação que têm.

Mas primeiro, a primeira coisa que deve saber é que estes modelos podem ser colocados na superfície, ou seja, elevados, mas também pode enterrá-los parcial ou completamente. Isso pode ser feito sem depender da forma de instalação que possuem, pois não importa como deseja colocá-lo, os requisitos de fixação ao solo são os mesmos para qualquer uma das opções.

Para facilitar o seu trabalho e descobrir mais rapidamente qual pode ser a piscina certa para si, vamos indicar, por um lado, o espaço necessário que precisará para cada modelo e, por outro, a forma de instalação.

Instalação das piscinas de composite quadrada

No caso das piscinas com forma quadrada, atualmente existe apenas um modelo de 326x326x96 cm.

O espaço necessário indicado pelo fabricante é de 526 x 526 cm. Neste caso, para este modelo, o fabricante também estabelece que é obrigatório fazer uma plataforma de concreto com 15 cm de espessura e totalmente nivelada.

Também é muito importante ter em conta que os requisitos deste tipo de betão que está dentro do manual do fabricante devem ser atendidos.

Feita a base de betão, este modelo possui cunhas metálicas para fixá-la ao solo, que são aparafusadas na própria base, o que é conhecido como sistema SABOT.

Instalação das piscinas de composite rectangular

Caso prefira escolher um modelo em formato retangular, existem várias alternativas nesta secção. Para saber o espaço necessário solicitado pelo fabricante, deve ter mais 2 metros de cada lado dependendo do tamanho que escolher. Por exemplo, se optar pelo modelo de 466 x 326 x 124 cm de altura, o espaço necessário será de 666 x 526 cm.

Independentemente do tamanho escolhido, no caso das piscinas retangulares, também é obrigatório fazer uma plataforma de betão com 15 cm de espessura. Além disso, o sistema de fixação que estas piscinas possuem é exatamente o mesmo do modelo quadrado, ou seja, estes modelos devem ser fixados por meio de cunhas metálicas que são aparafusadas nessa plataforma de betão.

Instalação das piscinas de composite octogonal

Atualmente o fabricante gre conta com um modelo com estas características cujas medidas são 410 cm de diâmetro por 124 cm de altura. Para este modelo, o espaço indicado pelo fabricante que vai especificar é de 450 por 450 cm.

Talvez seja o modelo mais fácil de instalar, pois possui menos requisitos do que o fabricante exige em termos de sistema de instalação. Neste caso, a única coisa que Gre especifica é que deve ser colocado em qualquer superfície que seja completamente plana e firme.

O fabricante não exige que seja feita uma plataforma de betão, embora recomende que seja feita. Quanto ao sistema de fixação que possui, não é necessário nenhum tipo de fixação ao solo.

Como vê este modelo é o que tem menos exigências na hora de montá-lo.

Instalação das piscinas de composite oval

Caso prefira uma piscina de composite em formato oval, também tem à disposição vários tamanhos para que possa escolher aquele que melhor se adapta ao espaço que tem.

De qualquer forma, todos os modelos ovais têm 386 cm de largura, então nesta parte o espaço necessário é de 506 cm.

Quanto ao comprimento, existem diferentes medidas entre 5 e 8 metros. Para facilitar a sua escolha, deve ter aproximadamente 40 cm a mais que o comprimento da piscina.

Por fim, falaremos sobre o sistema de instalação das piscinas mistas ovais, todas elas com vigas que devem ser enterradas. Agora, dependendo do modelo que escolher, eles podem ser através de um sistema ómega ou através de um sistema IPE System.

Caso opte por um modelo que possua o sistema de fixação ómega, não precisará necessariamente fazer uma plataforma de betão, embora seja recomendável que o faça de acordo com o fabricante.

Por outro lado, se a piscina que escolheu tiver o sistema de fixação do IPE System, é obrigatório que faça também a plataforma de betão.

Como se monta uma piscina de composite

Depois de decidir por um destes modelos, o processo de montagem dos seus componentes não é tão complicado. A vantagem deste tipo de piscina é que ao comprar o modelo que deseja, chegará confortavelmente à sua casa em várias paletes.

Das paletes que recebe, verá que a estrutura chega em forma de painéis, o que facilita muito a sua instalação.

Além disso, o restante dos componentes que compõem o modelo também não são muito complicados de instalar. No kit está incluído uma escada de composite, que é colocada na parte exterior para continuar com a mesma linha elegante de piscinas de composite.

Também recebe uma escada de aço inoxidável que é colocada no interior, além do sistema de filtração completo, os perfis e os embelezadores de alumínio, o forro junto com o perfil para o colocar na estrutura e um tapete de chão.

 

Para montar a piscina deve seguir passo a passo o manual que acompanha o modelo escolhido. Ambas as peças que recebe estão especificadas lá, para que possa verificar se chegaram completamente ou se alguma delas está em falta, bem como o processo de preparação do terreno e montagem da piscina.

É um manual muito completo porque também poderá ver recomendações para a manutenção da mesma.

Esperamos que com este artigo tenhamos conseguido esclarecer um pouco mais todas as dúvidas que possa ter sobre a instalação e como é montada uma piscina de composite.